Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Greve dos inspetores da PJ está a afetar alguns serviços

Os investigadores da Polícia Judiciária estão em greve ao trabalho suplementar, o que levou ao condicionamento de alguns serviços. Os sindicatos acusam a ministra da Justiça de falhar promessa de aprovar estatuto da carreira na PJ e pedem para que seja aprovado o estatuto profissional da classe, noticia o Público.

Greve dos inspetores da PJ está a afetar alguns serviços
Notícias ao Minuto

22:56 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Cortes

Os inspetores da Polícia Judiciária que estão em greve por tempo indeterminado têm como objetivo responder à recusa do Ministério da Justiça em aprovar o estatuto profissional da classe.

Contudo, o Ministério da Justiça disse ao Público que decidiu suspender as negociações quanto à revisão do estatuto “para proteger as carreiras da PJ”, já que, “ao rever os estatutos, no quadro atual, a PJ correria o risco de ser reconduzida ao regime geral da função”.

“A greve está a ter uma adesão muito grande. Em algumas áreas de investigação, como a do roubo, droga e a dos crimes sexuais a adesão é de 100%”, revelou o presidente da Associação Sindical dos Funcionários da Investigação Criminal (ASFIC), Carlos Garcia.

Ao que tudo indica a greve terá colocado em causa “alguns serviços”, mas não são revelados quais.

Já o diretor nacional adjunto da PJ, Pedro do Carmo, afirmou que o “direito à greve é um direito que tem de ser respeitado, sendo certo que o seu exercício é suscetível de causar perturbação na realização de algumas diligências”.

Em causa estão os cortes orçamentais que colocam em causa a operacionalidade da força de segurança.

No entanto, o ministério de Paula Teixeira da Cruz garante que a PJ "tem excelentes condições de trabalho", e que é "dotada do orçamento de funcionamento adequado ao cumprimento da sua missão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório