Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Inspetores da ASAE apresentam queixa ao provedor de Justiça

A Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) apresenta hoje uma queixa ao provedor de Justiça, devido à ausência de um estatuto profissional, negado aos inspetores da ASAE desde 2008.

Inspetores da ASAE apresentam queixa ao provedor de Justiça
Notícias ao Minuto

06:12 - 22/10/14 por Lusa

País Estatuto

Segundo o sindicato, a queixa contra a ASAE e os secretários de Estado da Administração Pública e Adjunto e da Economia assenta na "reiterada negação e omissão dos direitos dos inspetores da ASAE ao ser-lhes recusado um estatuto de carreira".

O presidente da ASF-ASAE, Albuquerque do Amaral, disse à agência Lusa que o Governo tem criado "falsas expetativas" ao prometer a criação de um estatuto profissional para os inspetores da ASAE, sendo uma situação que já se arrasta desde 2008.

Cansados de esperar e após reuniões com a tutela sem resultados, os inspetores decidiram avançar com uma queixa ao provedor de Justiça, Faria Costa, considerando que estão a ser "violados direitos constitucionalmente consagrados" e "princípios de boa-fé", adiantou.

Albuquerque do Amaral considera o estatuto profissional essencial para definir o trabalho dos inspetores e estabelecer regras na progressão da carreira e acesso às categorias profissionais, sublinhando que, devido à ausência deste documento, há "direitos que são negados" e "as remunerações miseráveis".

Como exemplo, referiu que há inspetores-adjuntos a chefiar inspetores superiores em operações, apesar de ganharem menos.

O presidente da estrutura sindical lembrou que a "ASAE é o único órgão de polícia criminal que não possui um estatuto próprio".

O sindicato que representa os inspetores da ASAE acrescentou que a queixa na Provedoria de Justiça é a primeira medida de luta pelo estatuto, adiantando que estão a ponderar apresentar uma queixa-crime contra o Governo, além da realização de uma manifestação e greve.

Albuquerque do Amaral disse ainda que a ASAE está atualmente a enfrentar vários problemas, como a falta de inspetores e meios operacionais, existindo viaturas com 20 e mais anos.

"Há inspetores que ficam parados na autoestrada devido a avarias com as viaturas", frisou

Segundo a ASF-ASAE, há atualmente 220 inspetores na ASAE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório