Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vendedores da Ribeira sentem-se 'empurrados a sair'

Desde que a Time Out se instalou no Mercado da Ribeira, em Lisboa, esta zona da cidade ganhou um novo fôlego. Porém, nem todos estão satisfeitos com a chegada do novo espaço comercial. Os vendedores que lá estão instalados, dá conta o site OCorvo, dizem-se ?empurrados a sair?.

Vendedores da Ribeira sentem-se 'empurrados a sair'
Notícias ao Minuto

11:15 - 21/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Mercado

Há vendedores que estão instalados no mercado da Ribeira há 20 anos. Desde há duas décadas o seu único rendimento é conseguido através da atividade que ali desenvolvem. Já viram muitas mudanças e, mais recentemente, assistiram a uma revista a revitalizar o espaço. A Time Out instalou-se ali e deu nova vida a esta zona ribeirinha.

Porém, se certo é que esta zona da cidade passou a contar com muito mais pessoas por ali a circular, também o é que há quem não esteja satisfeito com este processo e nada tenho ganho com isso. Os vendedores, contam ao OCorvo, dizem que se sentem “empurrados a sair”.

“Vão-nos encostando devagarinho, devagarinho, vão apertando o cerco e… qualquer dia, estamos na rua”, explica uma vendedora de frutas e produtos hortícolas que há 20 anos ali faz os seus negócios.

Falando numa revolução “Time Out”, a vendedora em questão, Filomena Moreira, explica que desde setembro, por despacho do vereador José Sá Fernandes, os comerciantes ficaram impedidos de mudar de atividade ou mesmo de transmitir aos seus familiarer os lugares que ocupam.

Já sabíamos que não podíamos ceder o lugar a pessoas de fora, nem vender o lugar, isso sempre foi assim. Mas não poder ceder a familiares? Isto é novo. Acho que estão a tentar fazer com que a gente desista e se vá embora”, explica Moreira à mesma publicação.

Mas há quem se queixe de outros factos. Um dos comerciantes ouvidos pelo site, por exemplo, tentou mudar de atividade – de uma loja de flores para uma de artesanato - e esta foi-lhe proibida. A justificação? “Proibiram-me a mudança de atividade alegando que isso iria descaracterizar o mercado da Ribeira”, explica o comerciante Alves Miguel, deixando críticas ao executivo camarário.

“Quem já descaracterizou [o mercado da Ribeira] foi a câmara, entregando-o à Time Out. Qual é o acordo que a câmara tem com a Time Out, que, se não é secreto, parece?”, interrogou-se Alves Miguel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório