Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A 'pior visita guiada do Porto' está entre as melhores do mundo

O pior que o Porto tem para oferecer acaba de ser distinguido pelo The Guardian, que elegeu uma agência de visitas guiadas da Invicta como uma das mais originais do mundo.

A 'pior visita guiada do Porto' está entre as melhores do mundo
Notícias ao Minuto

09:20 - 21/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Distinção

Considerando as excursões turísticas, experiências aborrecidas em que o grupo de pessoas conhece um local sem qualquer autonomia e guiado por um líder muitas vezes extremamente aborrecido, o The Guardian decidiu eleger aquelas que são algumas das mais originais visitas guiadas do mundo.

Habituado a constar nas mais diversas listas de turismo, Portugal pontifica nesta também. E, espante-se, pois aquilo que nos volta a colocar nas bocas do mundo não é aquilo que temos de melhor. Confuso?

Os arquitetos Pedro, Gui e Isabel decidiram criar a pior agência de passeios do mundo (ou pelo menos da cidade) do Porto. Ao contrário das tradicionais agências, a The Worst Tours promete levar os turistas a conhecer os piores cantos e edifícios da cidade Invicta. A originalidade da ideia e a descontração com que se dirigem aos turistas valeram-lhes o último lugar na lista da publicação britânica.

O The Guardian refere que o projeto partiu de uma ideia de três arquitetos, que se recusaram a virar as costas à cidade do Porto numa altura de grave recessão económica, e que o levam a conhecer bairros devolutos, projetos arquitetónicos e urbanísticos da cidade. A empresa, que assume na sua própria página pessoal que é “tão má que nem guias a sério tem”, não lhe cobra nada pelo serviço embora esteja recetível a receber umas gorjetas.

Para lá da agência portuguesa, integram também a lista a Agência de visita guiada às pizzas de Nova Iorque, visitas a projetos de arte urbana em Paris, visitas aos locais ocupados pelos sem-abrigo em Praga, ou visitas à cultura 'geek' de Tóquio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório