Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Principais destinos dos portugueses querem fechar portas

Alguns dos destinos preferidos da nova geração de emigrantes portugueses estão a fechar portas à entrada de imigrantes no país. É o caso do Reino Unido, Alemanha e Suíça, noticia o Público. Em Portugal, porém, não ter emprego não é motivo para expulsar quem não nasceu em terras lusas.

Principais destinos dos portugueses querem fechar portas
Notícias ao Minuto

07:52 - 20/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Emigrantes

Em 2010, a França foi abalada por uma polémica expulsão de romenos e búlgaros de etnia cigana, que levaram o então primeiro-ministro Nicolas Sarkozy a ser alvo de fortes críticas de racismo e xenofobia.

Três anos mais tarde, era a vez de o Reino Unido anunciar algumas medidas que controlassem a entrada de estrangeiros no país, para salvaguardar emprego para a população nacional. O mesmo já aconteceu na Alemanha e na Suíça, onde foi aprovado um referendo que prevê quotas de entrada de cidadãos da União Europeia.

Como conta o Público desta segunda-feira, os destinos mais procurados pela nova geração de emigrantes estão a fechar portas, principalmente para quem reside no país há mais de três meses sem ter emprego ou outro meio de subsistência.

Tal não acontece, porém, em Portugal, onde 1.827 cidadãos comunitários recebem subsídio de desemprego e 1.621 auferem de rendimento social de inserção (RSI), segundo dados do Instituto de Segurança Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório