Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Hospitais em poupança na hora de comprar sangue

O Executivo de Passos Coelho estará a impor o critério do preço mais baixo na hora de adquirir sangue. A ponderação prevista entre segurança, preço e eficácia estará a ser ignorada. Nalguns casos, nem os médicos são ouvidos, denuncia o Expresso.

Hospitais em poupança na hora de comprar sangue
Notícias ao Minuto

16:30 - 18/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Conta o Expresso que o Governo impôs o preço mais baixo na hora de adquirir sangue. Pacientes que precisam de tratamento regular, como é o caso de hemofílicos, denunciam situações em que os médicos nem chegam a ser ouvidos na hora de adquirir sangue.

Miguel Crato, hemofílico e presidente da associação de pacientes da doença, conta ao semanário que “todos os hospitais estão a optar pelos produtos com o preço mais baixo e, mais grave, alguns sem ouvirem os médicos”. Mas não fica por aqui, no que aos riscos diz respeito.

“Os problemas de contaminação que tivemos em Portugal aconteceram quando vigorou o critério do mais baixo preço”, recorda, em tom de aviso. Embora as queixas estejam agora a fazer-se ouvir mais, a verdade é que este critério de poupança vigora desde o ano passado e vai além dos cuidados de hemofílicos.

Miguel Crato recorda ainda ao Expresso que antes vigorava “uma ponderação entre segurança, preço, eficácia”, mas que atualmente, embora a legislação preveja que nos júris dos concursos estejam também representados doentes hemofílicos, estes foram “ouvidos nuns e não noutros” casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório