Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Tribunais demoram quatro vezes mais que europeus

Portugal é dos países em que mais tempo se demora a decidir processos judiciais. Ao todo, revela o Painel de Avaliação da Justiça, são precisos três anos e dois meses para que um processo cível em tribunal seja decidido, escreve o Diário de Notícias (DN).

Tribunais demoram quatro vezes mais que europeus
Notícias ao Minuto

09:25 - 04/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

O Painel de Avaliação da Justiça, de 2014, revela que os tribunais portugueses demoram quatro vezes mais do que o tempo médio dosa restantes 27 países da União Europeia – onde a média é de apenas oito meses. Segundo os dados avançados pelo relatório, e citados pelo Diário de Notícias (DN), são precisos três anos e dois meses para que um processo cível em tribunal seja decidido.

Portugal situa-se, assim, no fundo da lista quando em causa está o tempo que a Justiça demora a concluir processos judiciais. Contudo, escreve o jornal, esta é uma situação que tem piorado nos últimos anos.

De acordo com o Diário de Notícias (DN), em 2006 o tempo médio de resposta era de 834 dias, tendo aumentado para 925 dias em 2008. A chegada da troika (e a imposição de reduzir as 1,7 milhões de ações de cobranças de dívida), o aumento do número já excessivo de ações executivas e o mais recente bloqueio do Citius têm tornado a Justiça portuguesa numa das mais lentas.

O programa do Governo tem sido a grande dor de cabeça e são vários os advogados que se queixam da Justiça estar “parcialmente parada”.

No que toca ao panorama europeu, é na Finlândia, Suécia e Luxemburgo que os processos de Justiça mais rapidamente se resolvem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório