Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CGTP pede ao provedor de Justiça que recomende fim dos precários no Estado

O líder da CGTP revelou hoje que fez uma exposição ao provedor de Justiça para que recomende ao Governo que acabe com "o escândalo" dos trabalhadores precários que estão "de facto" a ocupar postos de trabalho na administração pública.

CGTP pede ao provedor de Justiça que recomende fim dos precários no Estado
Notícias ao Minuto

19:11 - 02/10/14 por Lusa

País Arménio Carlos

Arménio Carlos falava perante os mais de 2.500 manifestantes que se concentraram frente à sede do edifício do Conselho de Ministros, em Lisboa, e realçou que esta "exposição já foi feita há alguns meses" e visa acabar com "o escândalo que se verifica de há uns anos a esta parte que são os dos chamados emprego-inserção".

"É bom que o provedor de Justiça resolva rapidamente este problema, nomeadamente através da informação ao Governo - que, na nossa opinião, não pode ser outra - de que o Governo deve respeitar a lei e deve passar estes trabalhadores a efetivos", disse.

O dirigente sindical destacou que a CGTP "não pode aceitar" que "milhares de desempregados estejam a ser duplamente explorados e a ocupar postos de trabalho permanentes na administração central e local, a receberem menos do que os trabalhadores que são efetivos, e sabendo de antemão que ao fim de um ano vão embora para entrarem outros".

"Se existem postos para serem ocupados, nós entendemos que é necessário criar mais emprego" e que que "estas pessoas devem ter condições de se candidatarem e ocuparem estes postos de forma permanente", acrescentou.

Em declarações à Lusa, Arménio Carlos salientou que a CGTP vai "continuar a exigir que o salário mínimo nacional passe para os 540 euros a partir de janeiro, em simultâneo com a exigência do aumento dos outros salários".

"Este valor é profundamente insuficiente e é injusto, porque não responde às necessidades e aos anseios da esmagadora maioria dos trabalhadores", afirmou, salientando não aceitar também que "um trabalhador que tem uma qualificação receba tanto como um trabalhador que não tem uma qualificação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório