Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Responsável por eventos de alto risco afastado

O coordenador dos eventos de risco do INEM foi substituído pelo presidente, três dias antes de um encontro entre nove chefes de Estado europeus, em Braga. A preparação do evento de alto risco exigiu dois meses de planeamento, mas nenhum dos envolvidos no trabalho esteve no local, conta o Jornal de Notícias.

Responsável por eventos de alto risco afastado
Notícias ao Minuto

08:33 - 01/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Operação

Trata-se de um profissional com competência e bastante reconhecido, mas que foi afastado pelo presidente do INEM. Bruno Borges era o responsável do Centro de Intervenção e Planeamento em Situações de Exceção (CIPSE – Lisboa) e o oficial de ligação aos comandos distritais de operação de socorro de Lisboa, Setúbal e Santarém. A três dias de um encontro entre chefes de Estado europeus, em Braga, o coordenador recebeu a indicação de que iria ser substituído, informa o Jornal de Notícias.

Nos últimos anos, Bruno Borges foi o responsável pelo planeamento e coordenação do dispositivo de emergência médica em grandes eventos como a Cimeira da NATO ou a visita do Papa.

O antigo coordenador, de 37 anos, revelou ao Jornal de Notícias, que ficou surpreso com esta decisão. Segundo Bruno Borges, o motivo terá sido “quebra de confiança”, mas minutos depois terá recebido um email que indicava que seria reintegrado no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para atender chamadas do 112.

O INEM justificou esta decisão dizendo que “numa instituição com cerca de 1.400 colaboradores são frequentes, necessárias e benéficas rotações de pessoal nas várias aéreas”.

O substituto de Bruno Borges não terá experiência em planeamento e coordenação de eventos de alto risco, mas a direção garante que “tem provas dadas na instituição”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório