Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Vitor Crespo: Passos destaca o "legado de invulgar dimensão"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lamentou hoje a morte do ex-presidente da Assembleia da República Vitor Crespo, que classificou de "figura de grande relevo" que enriqueceu a vida do país e deixou um "legado de invulgar dimensão".

Vitor Crespo: Passos destaca o "legado de invulgar dimensão"
Notícias ao Minuto

20:24 - 30/09/14 por Lusa

País Óbito

"Nesta hora de pesar, o primeiro-ministro evoca a memória de uma figura de grande relevo, que dedicou a sua vida ao serviço público, quer através de uma ilustre carreira académica, quer com uma profícua atividade política que o levou a ocupar lugares de destaque, como militante e dirigente do PSD, deputado e presidente da Assembleia da República, e ministro responsável pela área da Educação e Ciência em três Governos Constitucionais", refere a mensagem enviada à Lusa pelo gabinete do chefe do executivo.

Depois de endereçar as condolências à família do ex-presidente do parlamento, Passos Coelho recorda que Vitor Crespo "foi merecidamente agraciado com as mais altas ordens honoríficas nacionais".

"O primeiro-Ministro presta assim homenagem a um português que em muito contribuiu para o enriquecimento da vida do nosso País e que nos deixa um legado de invulgar dimensão", conclui Passos Coelho.

Vitor Crespo morreu hoje, aos 81 anos, disse à Agência Lusa fonte da sua família.

Formado em Ciências Físico-Químicas e catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Crespo foi eleito deputado pelo PSD pela primeira vez em 1979.

Na nota biográfica disponível no sítio do Parlamento na internet, adianta-se que até 1988 foi vice-presidente do PSD.

Entre os vários cargos públicos que ocupou estão os de embaixador e representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris, em 1984 e 1985, e ministro da Educação e Ciência (6.º e 7.º governos constitucionais) e da Educação e das Universidades, no 8.º governo constitucional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório