Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Vacina contra cancro do colo do útero dada a partir dos 10 anos

A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) vai passar a ser dada em apenas duas doses e em meninas a partir dos dez anos, anunciou esta terça-feira a Direção Geral da Saúde (DGS), escreve o jornal Público.

Vacina contra cancro do colo do útero dada a partir dos 10 anos
Notícias ao Minuto

20:24 - 30/09/14 por Notícias Ao Minuto

País DGS

Ao contrário do que acontecia desde 2008, a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para a proteção do cancro do colo do útero vai passar a ser administrada em duas doses (antes eram três) e em meninas a partir dos dez anos (antes era a partir dos 12 anos).

As novas regras foram esta terça-feira anunciadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) e a alteração surge por iniciativa do Gardasil, laboratório que comercializa a injeção. Segundo o jornal Público, ficou concluído que duas doses são necessárias para garantir uma imunização satisfatória ao vírus.

A Comissão Técnica de Vacinação, escreve a mesma publicação, propôs que as duas doses fossem aplicadas com um intervalo de seis meses e de forma a que coincida com a vacinação contra o HPV com a imunização contra o tétano e a difteria.

Desde março de 2008, cerca de 50 mil raparigas foram vacinadas contra o vírus do papiloma humano (HPV) para a proteção do cancro do colo do útero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório