Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ministério já tem projeto para salvaguardar problemas

O Ministério da Justiça (MJ) revelou hoje que "está já preparado um projeto legislativo" para acautelar eventuais problemas decorrentes dos "transtornos gerados" pela plataforma informática Citius.

Ministério já tem projeto para salvaguardar problemas
Notícias ao Minuto

16:30 - 30/09/14 por Lusa

País Citius

A nota do ministério enviada à agência Lusa não precisa se este projeto legislativo está relacionado com o pedido feito a semana passada pelo Conselho Superior da Magistratura relativo à suspensão de prazos processuais enquanto decorrerem os problemas informáticos na plataforma Citius.

O ministério de Paula Teixeira da Cruz adianta também que se iniciou hoje "o processo de levantamento das comarcas" e que "a comarca dos Açores foi a primeira a ficar disponível para tratamento informático de todos os processos".

Seguir-se-á "o levantamento das restantes 22 comarcas, isoladamente ou em grupos, em função da sua dimensão, sempre durante o período na noite e aos fins de semana, para não interferir com o normal funcionamento dos tribunais e não causar novos constrangimentos ao trabalho diário de juízes, procuradores, oficiais de justiça e advogados", refere ainda a nota.

O MJ lembra que entre 22 e 24 de setembro foram distribuídas pelas 23 comarcas do país as listas de todos os processos anteriores a 31 de agosto, o que permite o seu tratamento pelo oficiais de justiça e a distribuição aos magistrados respetivos.

Os problemas no Citius têm afetado o arranque do novo mapa judiciário, que dividiu o pais em 23 comarcas e que entrou em vigor a 01 de Setembro.

Numa nota intitulada "O que fizemos para ultrapassar os problemas", o MJ refere que em 15 de setembro abriu-se o Citius para a tramitação dos processos iniciados a partir de 01 de setembro, podendo os mesmos ser "tratados quer internamente, quer pelos mandatários".

Recorda igualmente que, em setembro, mantiveram a funcionar o Grupo de Trabalho para acompanhamento da implementação da reforma da Organização Judiciária, onde têm assento o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Procuradoria-geral da República e o organismos do Ministério da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório