Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Freguesias repudiam declarações de vereador do PSD sobre IMI

Os presidentes das juntas de freguesia de Castelo Branco manifestaram hoje o seu "vivo repúdio" pelas declarações do vereador do PSD Paulo Moradias, na sequência da votação contra a isenção de IMI nas suas freguesias.

Freguesias repudiam declarações de vereador do PSD sobre IMI
Notícias ao Minuto

14:33 - 30/09/14 por Lusa

País Castelo Branco

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os presidentes das 18 freguesias de Castelo Branco "manifestam o seu vivo repúdio pela forma ofensiva e abusiva como foram referidos e destratados pelo vereador do PSD, Paulo Moradias, na sequência da Assembleia Municipal [de Castelo Branco]", realizada na segunda-feira.

Os autarcas reagiram assim às declarações do vereador social-democrata, que no final da Assembleia Municipal de Castelo Branco apelidou de "deprimente" a atitude de 18 dos 19 presidentes de juntas de freguesia, que votaram contra a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nas suas freguesias.

"Enquanto autarcas com legitimidade direta e pessoal, não toleramos a torpe tentativa de manipulação e de intriga do senhor vereador que, pode dizer-se, saiu deprimido daquela sessão", lê-se no documento.

Dizem ainda que assumem, sempre, uma "posição consciente em defesa dos reais interesses das populações" que os elegeram e não em "obediência a quaisquer outros".

Os autarcas adiantam que, em resultado do contacto diário e "sem intermediários" com os eleitores, "há bem consciência daquilo que verdadeiramente os preocupa e dificulta o seu dia-a-dia, e que resulta das medidas aprovadas pelo Governo do partido do vereador Moradias".

E, avançam mesmo com alguns exemplos, como o "enorme aumento de impostos, que colocou muitos cidadãos a pagar IRS, do qual estavam isentos; a insensível redução dos apoios sociais, designadamente do complemento solidário para idosos, o corte brutal nas pensões e reformas ou o regime de taxas moderadoras no acesso aos cuidados de saúde", entre outros.

Perante esta realidade, argumentam que o "suposto benefício" da isenção do IMI nas freguesias, "que a esmagadora maioria dos eleitores não reclamou nas urnas, constitui uma falácia e uma cortina de fumo".

Os 18 presidentes de junta referem também que reconhecem que a Câmara de Castelo Branco promove uma redistribuição "equitativa e solidária" de todas as receitas.

"Os valores que o município recolhe com o IMI, que se encontra nas taxas mínimas previstas na lei, são integralmente investidos no desenvolvimento do concelho e das suas freguesias, sendo para tal insuficientes, dado também a redução de transferências do Governo" para a câmara, lê-se no documento.

Os autarcas entendem que a questão levantada pelo vereador do PSD "é apenas uma cortina de fumo" e uma tentativa de "atirar areia para os olhos dos cidadãos do concelho, para esconder a atuação inqualificável da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, denunciada na Assembleia Municipal, que ameaça a continuidade da prestação de cuidados primários de saúde às populações das freguesias do concelho".

"O resto são deprimentes tentativas de manipulação da opinião pública e exercícios de baixa política, a que não estamos habituados e que merecem o nosso total repúdio", concluem os 18 autarcas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório