Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Eram precisos 2,6 planetas para Portugal ter atual nível de consumo

Os portugueses precisavam de recursos naturais equivalentes aos produzidos por mais de dois planetas e meio para manter o seu atual estilo de vida, revela um documento hoje publicado pela organização ambientalista WWF.

Eram precisos 2,6 planetas para Portugal ter atual nível de consumo
Notícias ao Minuto

06:11 - 30/09/14 por Lusa

País Organização

O relatório Planeta Vivo 2014, elaborado pela organização internacional de defesa do ambiente WWF, posiciona Portugal na 27.ª posição - entre 151 países do ranking mundial - e, tal como todos os países da União Europeia (UE), destaca-se por uma pegada ecológica (medida da pressão humana sobre a natureza) elevada e uma biocapacidade (possibilidade de reposição de recursos) reduzida.

"Aos níveis atuais de consumo, precisaríamos [os portugueses] de 2,6 planetas para vivermos, o que é completamente insustentável, uma tendência seguida em toda a Europa", explicou Angela Morgado, coordenadora do programa da WWF em Portugal, à agência Lusa.

Portugal tem uma pegada ecológica idêntica à média da UE, de 4,6, sendo a Bélgica o Estado membro com a maior pegada no grupo europeu, ficando, a nível global, entre os 10 primeiros países.

Angela Morgado explicou que "a principal componente dessa pegada, o que torna essa pegada elevada, é o consumo de combustíveis fósseis, é o carbono, [que] chega a representar 50% da pegada e, em Portugal representa 41%, com um ligeiro decréscimo", que a WWF associa à crise económica.

Em Portugal, são ainda realçados outros componentes na pegada ecológica, como a pesca, com 22%, a agricultura e pastagens, registando as três, "um ligeiro aumento".

Para desagravar a atual situação de gastar mais recursos do que aqueles que o planeta tem capacidade para produzir e repor, "são necessárias mudanças" no comportamento dos cidadãos e das empresas.

Angela Morgado apontou alterações nas formas de mobilidade, e, de modo indireto, nos produtos consumidos. "Temos de perceber qual a sua origem, para tentarmos reduzir ao máximo o componente do carbono", referiu.

Nas mudanças necessárias entre os cidadãos contam-se a opção por alimentos produzidos localmente, para evitar o transporte de longa distância, e pela produção doméstica de energias renováveis, através da instalação de painéis fotovoltaicos, por exemplo. Para a indústria, uma das alterações relaciona-se com a redução da queima de combustíveis fósseis.

"A pegada ecológica de Portugal é elevada. A insustentabilidade do nosso estilo de vida tem levado à perda da biodiversidade, tanto ´em casa´ como no exterior -- as nossas opções de consumo prejudicam os sistemas naturais dos quais dependemos para os alimentos que consumimos, o ar que respiramos e o clima ameno que precisamos", resume Angela Morgado, na síntese da apresentação do relatório para Portugal.

O Relatório Planeta Vivo 2014 é a décima edição da principal publicação bianual da Rede WWF, tem o tema "Espécies e Espaços, Pessoas e Lugares" e analisa mais de 10.000 espécies de populações de vertebrados entre 1970-2010.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório