Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Homem detido por sequestro obrigado a apresentações semanais

O homem de 73 anos detido na quinta-feira em Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, depois de ter sequestrado um outro, de 71 anos, ficou obrigado a apresentações semanais às autoridades, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Homem detido por sequestro obrigado a apresentações semanais
Notícias ao Minuto

20:55 - 26/09/14 por Lusa

País Lapa do Lobo

Segundo a mesma fonte, além de ter de se apresentar todas as quartas-feiras às autoridades, está "proibido de contactar o ofendido e a sua família".

O homem esteve a ser ouvido durante a tarde de hoje no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Viseu.

Na quinta-feira, o comandante do destacamento de Mangualde da GNR, José Lopes, disse aos jornalistas que o sequestro terá ficado a dever-se "a uma dívida antiga, com cerca de 14 anos, que o sequestrador quis sanar".

Desde as 10:00 até pouco depois das 15:00, o homem de 73 anos "sequestrou na própria habitação" o outro homem, de 71 anos, ameaçando-o "com recurso a uma motosserra elétrica", explicou.

De acordo com José Lopes, o sequestrador fazia com que a vítima telefonasse ao genro "de maneira a transmitir a informação que pretendia".

"A exigência prendia-se com a entrega de 30 mil euros em dinheiro, por uma terceira pessoa da confiança do sequestrador", referiu.

O "engodo" para deter o sequestrador foi precisamente a indicação de que o dinheiro estaria no exterior da casa, onde acabou por ser detido, sem ter "qualquer hipótese de oferecer resistência".

O comandante explicou que a GNR foi "dilatando a situação no tempo, de maneira a permitir chegar os meios adequados para resolver a situação", nomeadamente uma equipa de negociadores e outra de intervenção de operações especiais. Juntamente com o dispositivo da GNR local, participaram na operação cerca de 30 militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório