Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Porto de Lisboa cai 61% com greve dos estivadores

A administração do Porto de Lisboa responsabilizou, esta quarta-feira, a greve dos estivadores pela quebra de 61% na actividade deste porto em Novembro, em relação ao mesmo mês de 2011.

Porto de Lisboa cai 61% com greve dos estivadores
Notícias ao Minuto

20:04 - 12/12/12 por Lusa

País Administração

"A redução do número de contentores no Porto de Lisboa no mês de Novembro, por comparação com idêntico mês de 2011, foi de 61%, o que corresponde exclusivamente aos efeitos da greve dos estivadores neste período", diz a administração do porto num comunicado de imprensa.

De acordo com o comunicado, em Novembro registaram-se "acentuadas reduções nos granéis sólidos (menos 32,8 % do que em Novembro de 2011) e nos granéis líquidos (menos 35,2 %).

"A situação no Porto de Lisboa tem vindo a agravar-se a cada mês. O efeito da greve dos estivadores e o modo como ela tem vindo a ser concretizada desde Agosto tem prejudicado não só os tráfegos cativos (granéis sólidos) mas sobretudo o tráfego da carga contentorizada", afirmou a administração portuária.

A administração do porto de Lisboa salientou que o regime de greve parcial adoptado (apenas um turno de trabalho, 5 dias da semana) obriga, no caso dos granéis sólidos, a estadias prolongadas dos navios, "com todos os sobrecustos que daí advêm, que acabam por ser reflectidos, primeiro no importador e depois no cliente final"

"Nos contentores a situação é particularmente grave", acrescentou, referindo os congestionamentos, que têm levado os armadores a optar pelo cancelamento de escalas, devido ao risco de estadias prolongadas em porto, e à adopção de outras soluções logísticas pelos importadores e exportadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório