Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Rui Moreira compromete-se a salvaguardar comerciantes do Bolhão

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, comprometeu-se hoje a salvaguardar aos comerciantes existentes no mercado do Bolhão o direito de sucessão e transmissão de licenças a familiares, anunciou hoje o vereador da CDU.

Rui Moreira compromete-se a salvaguardar comerciantes do Bolhão
Notícias ao Minuto

17:18 - 23/09/14 por Lusa

País Câmara Municipal do Porto

Pedro Carvalho, que falava aos jornalistas no final da reunião privada do executivo, afirmou que este compromisso ficou registado em ata.

O comunista pretendia ver aprovada hoje uma proposta de recomendação que garantisse aos comerciantes "resistentes" do Bolhão esses direitos, mas acabou por retirá-la.

"Mas conseguimos que ficasse em ata o compromisso de tentar conservar os atuais comerciantes do Bolhão", sustentou.

Para o comunista, o objetivo é que não aconteça no Bolhão o que aconteceu no mercado do Bom Sucesso, porque, "independentemente da preservação do património", é preciso "preservar o património humano que lá existe".

No dia 15, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que a preferência da sua equipa relativamente à prometida reabilitação do Mercado do Bolhão "é o modelo público".

"Não sabemos se este tipo de projeto pode candidatar-se" aos fundos europeus, acrescentou o autarca portuense, que falava na Assembleia Municipal.

O anterior executivo camarário, liderado por Rui Rio, apostou num modelo baseado em financiamento privado, que, todavia acabou por abortar, alegadamente por incumprimento da empresa selecionada para a reabilitação e também exploração daquele centenário mercado municipal.

O tema Bolhão foi a esta Assembleia Municipal pela voz da CDU e na sequência da notícia de um despacho interno sobre o projeto do Bolhão assinado por Rui Moreira e divulgado pela CDU.

No despacho, Rui Moreira clarifica que assume a coordenação geral" do Projeto Bolhão, ficando o vereador do Urbanismo, o socialista Correia Fernandes, com o acompanhamento arquitetónico.

Nesta reunião, o executivo aprovou uma proposta da CDU que visa o avanço "com a maior celeridade possível" a reabilitação do bairro do Leal e sua zona envolvente.

O bairro do Leal, em santo Ildefonso, tem quase a sua totalidade dos fogos devolutos, entaipados ou em ruína, sendo que o seu último projeto de reabilitação data de 2004.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório