Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

O que fez Jardim a departamentos sob investigação? Eliminou-os

O Governo Regional da Madeira eliminou os departamentos que estão sob investigação por suspeita de ocultação de dívidas no valor de mais de 1.600 milhões de euros, avança o Público.

O que fez Jardim a departamentos sob investigação? Eliminou-os
Notícias ao Minuto

09:02 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Madeira

A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito-crime, a 21 de setembro de 2011, para aferir ilegalidades nas contas de alguns departamentos do Governo Regional da Madeira, detetadas pelo Tribunal de Contas (TdC) em auditorias.

Estes departamentos (como a Secretaria Regional do Equipamento Social, o Instituto do Desporto e a concessionária rodoviária Viameira) foram extintos pelo Governo Regional, depois de se suspeitar que terão ocultado dívidas superiores a 1.681,3 milhões de euros, de acordo com o Público.

Alberto João Jardim retira, assim, dos holofotes os colaboradores diretamente envolvidos com os departamentos investigados e consegue acalmar a oposição regional. No entanto, estes responsáveis, incluindo ele próprio, continuam sujeitos ao julgamento por omissão, caso se confirme que foi “resultado de um ato consciente”, como concluiu o TdC.

“A responsabilidade penal é pessoal e intransferível, não cessa com o fim do exercício de funções governativas. Quanto à responsabilidade civil é patrimonial e obriga à reparação de danos por parte das entidades para as quais tenham sido transferidas as competências dos organismos extintos”, explica “em abstrato” Paulo Barreto, juiz-presidente da comarca da Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório