Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Jovens desempregados pedem bolsa do Estado para voltar à faculdade

O Programa Retomar estreou-se este ano e conta já com 1.859 registos de jovens desempregados que querem voltar à universidade. Segundo o Jornal de Negócios, esta iniciativa do Governo faculta aos jovens candidatos uma bolsa de 1.200 euros ? paga na totalidade ? para que possam retomar os estudos no Ensino Superior. Mas são precisos alguns requisitos.

Jovens desempregados pedem bolsa do Estado para voltar à faculdade
Notícias ao Minuto

08:44 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Programa

Ter menos de 30 anos, estar desempregado, ter desistido da faculdade antes do dia 1 de março e sem concluir o curso, ser português ou natural de um Estado-membro da União Europeia e não frequentar qualquer programa de aprendizagem ou formação profissional.

São estes os requisitos exigidos pelo Governo para que os jovens possam concorrer às bolsas do Programa Retomar. Esta iniciativa, escreve o Jornal de Negócios, visa combater o abandono do Ensino Superior e oferece aos candidatos selecionados uma bolsa de 1.200 euros – paga na totalidade por transferência bancária – para que possam voltar a frequentar o curso que suspenderam.

Até à passada sexta-feira, revela o mesmo jornal, 1.859 jovens desempregados já se tinham inscrito no programa, contudo, a seleção dos futuros estudantes deve ainda obedecer a alguns requisitos, até porque, por enquanto só foram submetidas 182 candidaturas.

A preferência vai para os jovens que querem retomar um curso de formação inicial, que necessitam de um menor número de créditos para concluir o curso, que frequentam um curso com índice de desemprego menor e que tenham uma idade mais próxima dos 30 anos.

O Governo está disposto a disponibilizar até três mil bolsas, podendo o custo total do programa exceder um encargo de 3,6 milhões de euros.

As candidaturas para este programa começaram no dia 21 de junho e terminam no próximo dia 30 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório