Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Feira da Luz renovou-se e conquista mais público em tempo de crise

Com cerca de 550 anos, a Feira da Luz, em Lisboa, foi este ano pela primeira vez organizada pela Junta de Freguesia de Carnide, tendo conseguido mais animação e mais visitantes, mas os comerciantes lamentam que esteja "tudo teso".

Feira da Luz renovou-se e conquista mais público em tempo de crise
Notícias ao Minuto

07:06 - 22/09/14 por Lusa

País Lisboa

Como qualquer feira tradicional, na Feira da Luz há farturas, algodão doce, artesanato, febras, caldo verde, carrosséis e espetáculos, de artistas como Rosinha, Toy e Herman José.

No entanto, nem sempre foi assim. Este ano, com a reorganização administrativa de Lisboa concretizada em 2013, a organização do certame passou da Câmara para a Junta de Freguesia de Carnide e as mudanças são notórias.

"Se este ano não tem havido estas mudanças todas, a feira ia acabar por morrer. Deram-lhe um balão de oxigénio", disse à Lusa Fernando Miguéis, que nasceu e cresceu em Carnide e vai à Feira da Luz "desde sempre".

"Acho que nunca falhei um ano", disse à Lusa, enquanto via o filho de dois anos no carrossel dos mais pequenos.

Este carrossel e um outro para 'mais crescidos' são duas das novidades, a par de mais feirantes, e uma programação regular que inclui, além de concertos, bailes e atuação de ranchos folclóricos, um comboio que dá uma volta pela freguesia, animação de rua, entre outras atividades.

"Este ano reanimaram a feira. Este ano foi um bom trampolim para renascer esta feira que tem tantos anos", notou Fernando Miguéis.

Tal como Fernando, também Margarida Amaral vai à Feira da Luz "desde miúda".

"É agradável e este ano notei que estava diferente. Estou agradavelmente surpreendida. Nota-se que mudaram aqui qualquer coisa, está mais cativante", afirmou.

Também Sandra Pacheco sentiu uma "dinâmica nova" na feira. "Tem mais atividades, o jardim também está diferente e a agenda de eventos está bastante preenchida", frisou.

A Sandra Pacheco, que a Lusa encontrou na companhia do filho de 6 anos, atrai-a o facto de esta "ser uma feira tradicional".

"Lisboa é uma cidade bastante grande e é engraçado haver uma feira como há nas aldeias ou nas cidades mais pequenas. É interessante reviver este passado", disse.

As mudanças notadas pelos visitantes também agradam aos comerciantes, já que, salienta António Raposo, "mais divertimentos puxam mais pessoas".

No entanto, mais visitantes não são sinónimos de mais vendas.

"Até vem muita gente, só que não há dinheiro", lamenta Engrácia Silva na banca onde vende algodão doce e outras guloseimas.

Num dos espaços que vende louças, Olímpio Ribeiro afiança que, "comparado com o ano passado, há o dobro dos visitantes, o problema é a falta de dinheiro".

Felismino Rocha, assador num dos restaurantes da feira, corrobora: "Vem muita gente, mas está tudo teso".

"Não há dinheiro. Pedem uma dose para três e para quatro. A vida está má e temos de poupar", referiu.

A Feira da Luz, uma das feiras mais antigas de Portugal e que teve origem na romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Luz, termina no domingo, estando aberta todos os dias.

Na reta final, as atrações são Herman José, que atua na sexta-feira, e Rosinha, com concerto marcado para sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório