Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

'Verdes' questionam Governo sobre tourada em Monsaraz

O Partido Ecologista "Os Verdes" questionou hoje o Governo sobre o suporte legal da autorização concedida à tourada de morte em Monsaraz e que medidas pondera tomar para impedir a realização de outras iniciativas da mesma natureza.

'Verdes' questionam Governo sobre tourada em Monsaraz
Notícias ao Minuto

16:00 - 20/09/14 por Lusa

País Notícias

No passado sábado realizou-se, em Monsaraz, uma tourada, que terminou com a morte, em público, do touro e, segundo vários órgãos de comunicação social e informações que chegaram ao Partido Ecologista "Os Verdes, a tourada foi autorizada pela IGAC.

Para "Os Verdes", a autorização concedida pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) "foi estranhamente qualificada de excecional" e é facto "ilegal".

Na pergunta enviada ao Governo, o deputado José Luís Ferreira quer saber qual o suporte legal e com que fundamentos concedeu a IGAC a autorização e que medidas pondera a Secretaria de Estado da Cultura desencadear para que iniciativas desta natureza não voltem a ocorrer e para inverter a tendência de pedidos de regime de exceção.

A legislação em vigor "proíbe e até criminaliza os maus tratos animais", sendo, por isso, espetável que se venha "progressivamente a rejeitar e abolir os espetáculos que infligem sofrimento e sobretudo a morte a animais", refere um comunicado do partido.

Nesse sentido, "Os Verdes" defendem que esses espetáculos se venham "a restringir cada vez mais" e "não a fomentá-los ou criar mais autorizações quando elas não existem".

"De facto o polémico regime de exceção de Barrancos, deve ser isso mesmo, um regime de exceção e não criar a possibilidade se ir alargando essa exceção a outros concelhos ou festas", adianta o partido ecologistas, referindo que o deputado José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através da Secretaria de Estado da Cultura, sobre a autorização da DGAC a Monsaraz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório