Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alunos da Lapa do Lobo apresentam-se em escola de acolhimento depois de protesto

Os 16 alunos inscritos numa das escolas do concelho de Nelas que o Ministério da Educação mandou encerrar apresentam-se segunda-feira no estabelecimento de ensino de acolhimento, depois de um protesto de uma semana sem irem às aulas.

Alunos da Lapa do Lobo apresentam-se em escola de acolhimento depois de protesto
Notícias ao Minuto

22:37 - 19/09/14 por Lusa

País Educação

De acordo com o presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, a decisão de os pais levarem, a partir de segunda-feira, os seus filhos à Escola Primária de Canas de Senhorim foi tomada ao início da noite de hoje.

"Convocamos uma reunião com os pais, onde transmitimos que o Governo mantém a intenção de fechar a Escola Primária da Lapa do Lobo. Perante este cenário, ficou decidido que os alunos teriam de se apresentar segunda-feira em Canas de Senhorim", esclareceu.

A decisão do Governo foi transmitida ao final da manhã de hoje ao autarca de Nelas, numa reunião que manteve, em Lisboa, com o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova; o seu adjunto, Henrique Borges; e o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte.

Perante este cenário, Borges da Silva propôs ao Governo a instalação de um novo projeto educativo e formativo, para arrancar no próximo ano letivo nas instalações da escola do 1º ciclo da Lapa do Lobo.

"A argumentação exposta ao Ministério da Educação e Ciência resultou no compromisso, ao mais alto nível, afirmado pelo senhor secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, em disponibilizar todos os técnicos do ministério para apoiar a Autarquia na definição de uma Escola Profissional, com cursos vocacionais de dupla certificação para jovens e adultos, enquadrados na estratégia de desenvolvimento local da freguesia e do concelho, num modelo diferenciador para a região", revelou.

O autarca sublinhou que "a existência do envolvimento ativo e determinante da Fundação Lapa do Lobo, como investidor privado, foi essencial para a aceitação do Ministério em dar continuidade a uma oferta formativa pública na freguesia, ainda que de outra natureza e para outros públicos-alvo".

"O compromisso hoje conseguido não vai ser esquecido, começando já na próxima semana um ciclo de reuniões e definição da equipa que irá construir uma resposta no âmbito da solução hoje avançada", acrescentou.

Durante a primeira semana de aulas, os pais dos 16 alunos inscritos na Escola Primária da Lapa do Lobo, encerrada pelo Ministério de Educação, recusaram levar os seus filhos à escola de acolhimento, em Canas de Senhorim, alegando falta de condições.

O protesto dos pais levou a que se concentrassem, quinta-feira, na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório