Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONG inicia no sábado missão na Tunísia

A organização não-governamental (ONG) Saúde em Português, sediada em Coimbra, inicia no sábado uma missão exploratória de sete dias na região de Gabés, na Tunísia, com o apoio do Instituto Camões.

ONG inicia no sábado missão na Tunísia
Notícias ao Minuto

09:31 - 19/09/14 por Lusa

País Coimbra

A equipa, constituída pelo médico Humberto Vitorino e a enfermeira Susana Jorge, parte para a Tunísia no sábado, onde pretende desenvolver um "diagnóstico da situação e um levantamento das necessidades de saúde em Gabés", cidade no sul da Tunísia, com cerca de 110 mil habitantes, disse à agência Lusa Hernâni Caniço, presidente da Saúde em Português.

No terreno, "vão desenvolver-se reuniões com o diretor regional de saúde e com o diretor do hospital da cidade e procurar três aspetos: a possibilidade de um programa de educação e promoção da saúde para a população, levantamento de existência de doenças transmissíveis e estabelecer um plano de prevenção dessas doenças e analisar quais são as necessidades da região em cuidados curativos e de reabilitação", informou.

O diagnóstico a ser feito em Gabés vai permitir "elaborar projetos que ajudem ao desenvolvimento", frisou Hernâni Caniço, referindo que poderão ser vários projetos e com uma intervenção "de um ano ou mais".

Para além do trabalho em Gabés, a equipa vai-se reunir na capital da Tunísia, Tunes, com "agentes de desenvolvimento, como a Organização Mundial de Saúde, a delegação da União Europeia e o embaixador português", disse à agência Lusa o presidente daquela ONG.

O trabalho na Tunísia, que se realiza entre sábado e 27 de setembro, é mais uma das múltiplas missões que a Saúde em Português tem realizado desde a sua fundação, em 1993.

Esta ONG de Coimbra já participou em diversas intervenções de ajuda humanitária e de emergência, como é o caso de Guiné-Bissau, em 1998, Sri Lanka, em 2004 e Haiti, em 2010.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório