Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Biblioteca inaugurada no sábado em Vila Franca de Xira

A nova biblioteca de Vila Franca de Xira, construída junto ao rio Tejo, num investimento de 5,75 milhões de euros, é inaugurada no sábado, informou hoje a autarquia.

Biblioteca inaugurada no sábado em Vila Franca de Xira
Notícias ao Minuto

13:23 - 18/09/14 por Lusa

País 'Fábrica das Palavras'

Deste montante, cerca de 3,74 ME foram assegurados por fundos comunitários, no âmbito da candidatura para a requalificação da frente ribeirinha de Vila Franca de Xira.

O restante, mais de dois milhões de euros, estão a cargo do município, com o investimento a incluir a aquisição do espaço e a instalação de mobiliário do novo equipamento cultural, batizado de "Fábrica das Palavras".

Segundo a Câmara Municipal, além da biblioteca, o novo edifico, com sete pisos, inclui cafetaria, galeria de exposições e uma sala polivalente que vai permitir o funcionamento como auditório.

"Trata-se de um espaço cultural, da autoria do arquiteto Miguel Arruda, situado à beira-rio, que, além da sua valência cultural e de lazer, se apresenta como mais uma singular e belíssima peça de arquitetura no concelho de Vila Franca de Xira, que permite ao visitante uma ligação contígua com o meio exterior envolvente: de um lado a cidade, do outro o rio e a lezíria", explicou a autarquia.

A futura biblioteca faz parte do projeto Jardins do Arroz, a ser desenvolvido na antiga fábrica do arroz, e que contempla uma área habitacional e outra comercial.

A inauguração está prevista para as 16:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório