Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Especialistas criam técnica de recuperação de maxilas atróficas

Uma técnica para a recuperação de maxilas atróficas (sem volume ósseo para implantes dentários), que está a ser desenvolvida por investigadores portugueses e um brasileiro, apresenta "resultados promissores", anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

Especialistas criam técnica de recuperação de maxilas atróficas
Notícias ao Minuto

10:04 - 17/09/14 por Lusa

País UC

A nova técnica "incide na reparação de defeitos ósseos graves dos maxilares superiores, permitindo a posterior colocação de implantes dentários e reabilitação com próteses fixas", afirma o coordenador do estudo, Fernando Guerra, da UC.

A recuperação do esqueleto facial é possível através de "uma cirurgia, sob anestesia local, para a aplicação de enxertos ósseos frescos congelados de cadáver, que permitem a restituição da correta anatomia do maxilar", explica o especialista responsável pelas cirurgias, Eugénio Pereira.

"A colocação dos implantes dentários ocorre cinco meses após a intervenção inicial, de forma segura e previsível", adianta o especialista.

A técnica desenvolvida e "a qualidade dos enxertos corticoesponjosos utilizados permitem a reabilitação oral dos doentes, sem que seja necessária colheita de osso no próprio indivíduo em localizações como a crista ilíaca ou o osso parietal, evitando o internamento hospitalar e as eventuais sequelas e desvantagens deste tipo de cirurgias", concluem os investigadores envolvidos no estudo.

Os resultados desta investigação sobre maxilas caracterizadas pelo "insuficiente volume ósseo para a colocação de implantes dentários" (maxilas atróficas) vão ser publicados na Clinical Implant Dentistry and Related Research, "uma das mais prestigiadas revistas mundiais de implantologia dentária", sublinha a UC.

Além de Fernando Guerra e de Eugénio Pereira, estão envolvidos no desenvolvimento desta técnica Ricardo Dias e Ana Messias, igualmente especialistas da Faculdade de Medicina de Coimbra, Fernando Judas, do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e Alexander Salvoni, da Faculdade de São Leopoldo Mandic, de Campinas (Brasil).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório