Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues condenada

A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues foi, esta segunda-feira, condenada por prevaricação de titular de cargo político.

Ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues condenada
Notícias ao Minuto

12:34 - 15/09/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Tribunais

Maria de Lurdes Rodrigues foi condenada a três anos e seis meses de prisão com pena suspensa. A ex-ministra da Educação do governo de José Sócrates terá ainda de pagar uma indemnização ao Estado de 30 mil euros.

A antiga governante estava acusada de prevaricação de titular de cargo público num caso relacionado com a contratação do advogado João Pedroso, irmão do antigo ministro socialista Paulo Pedroso.

O advogado era também arguido e também ele foi condenado a três anos e seis meses de prisão, tal como João da Silva Batista, secretário-geral do Ministério da Educação à data dos factos.

A arguida Maria José Morgado, que foi chefe de gabinete da ex-ministra, foi absolvida.

Os arguidos condenados vão ter ainda de pagar indemnizações ao Estado: Maria de Lurdes Rodrigues e João Batista terão de desembolsar 30 mil euros cada um e João Pedroso 40 mil euros.

Em causa neste processo estava a contratação de João Pedroso, por ajuste direto, para exercer tarefas de consultoria jurídica, a partir de 30 de janeiro de 2007, mediante o pagamento de 220 mil euros (sem IVA), a serem pagos em duas prestações. O trabalho não chegou a ser concluído, mas o advogado devolveu parte das verbas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório