Procurar

Ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues condenada

A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues foi, esta segunda-feira, condenada por prevaricação de titular de cargo político.

Notícias ao Minuto
Notícias Ao Minuto com Lusa
15/09/2014 12:34 ‧ há 11 anos por Notícias Ao Minuto com Lusa

Maria de Lurdes Rodrigues foi condenada a três anos e seis meses de prisão com pena suspensa. A ex-ministra da Educação do governo de José Sócrates terá ainda de pagar uma indemnização ao Estado de 30 mil euros.

A antiga governante estava acusada de prevaricação de titular de cargo público num caso relacionado com a contratação do advogado João Pedroso, irmão do antigo ministro socialista Paulo Pedroso.

O advogado era também arguido e também ele foi condenado a três anos e seis meses de prisão, tal como João da Silva Batista, secretário-geral do Ministério da Educação à data dos factos. 

A arguida Maria José Morgado, que foi chefe de gabinete da ex-ministra, foi absolvida.

Os arguidos condenados vão ter ainda de pagar indemnizações ao Estado: Maria de Lurdes Rodrigues e João Batista terão de desembolsar 30 mil euros cada um e João Pedroso 40 mil euros.

Em causa neste processo estava a contratação de João Pedroso, por ajuste direto, para exercer tarefas de consultoria jurídica, a partir de 30 de janeiro de 2007, mediante o pagamento de 220 mil euros (sem IVA), a serem pagos em duas prestações. O trabalho não chegou a ser concluído, mas o advogado devolveu parte das verbas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10