Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O que faz da alimentação o segredo para uma vida longa?

Comer bem não é uma garantia para se viver mais anos, mas é inegável que dá uma boa ajuda. O Jornal de Notícias compila, na sua edição de hoje, algumas dicas para quem quer afastar as doenças e levar uma alimentação saudável.

O que faz da alimentação o segredo para uma vida longa?
Notícias ao Minuto

10:07 - 15/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Dicas

Não exagerar nas doses de comida, colocar ‘travão’ no sal, comer carne vermelha só duas vezes por semana e ingerir cinco porções diárias de frutas e legumes são alguns dos segredos para ter uma alimentação que afaste as doenças.

Poucos dias depois de um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelar que todos os dias morrem, em Portugal, 70 pessoas com cancro, o Jornal de Notícias relevou algumas dicas para uma alimentação saudável.

Uma das mais curiosas, e que provavelmente desconhecia, é que uma cebola (especialmente das colhidas no verão, ou seja, seca) contém antioxidantes em quantidade equivalente a uma maçã.

O salmão é outro dos alimentos destacados e é apontado como importante para uma boa dieta, mas atenção: deve ser comido cru ou cozinhado, devendo evitar-se o fumado.

Outra coisa que não deve faltar no prato é uma boa dose de leguminosas e cereais pouco processados, a comer em todas as refeições. A estes devem juntar-se cinco porções diárias de legumes e fruta.

O que, por sua vez, deve ser bem controlado é o sal (limite diário de cinco gramas), havendo mesmo especialistas a recomendar a criação de medidores de cal descartáveis. E também o vinho, que não deve ultrapassar os dois copos por dia, no caso dos homens, e um copo, no caso das mulheres.

Por fim, lembre-se que não deve comer em demasia, já que “entra no nosso corpo energia a mais e estamos a desregular todo o ciclo”, segundo o nutricionista Pedro Graça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório