Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Já não eram bem tribunais, o juiz só ia de três em três semanas"

No dia em que o novo Mapa Judiciário entra em vigor, a ministra da Justiça deu uma entrevista ao ?Jornal da Noite? da SIC na qual contrariou algumas das opiniões dadas sobre esta reforma. Paula Teixeira da Cruz disse que os ?operadores e os profissionais forenses mostraram-se extremamente tranquilos e satisfeitos com a mudança?.

"Já não eram bem tribunais, o juiz só ia de três em três semanas"
Notícias ao Minuto

21:11 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Teixeira da Cruz

“Os operadores e os profissionais forenses em geral mostraram-se extremamente tranquilos e satisfeitos com a mudança”. Foi desta maneira que Paula Teixeira da Cruz começou por refutar todas as críticas feitas esta segunda-feira sobre o novo Mapa Judiciário.

Em entrevista ao ‘Jornal da Noite’ da SIC, a ministra da Justiça quis realçar que o objetivo da reforma (novo Mapa Judiciário) “é levar a especialização ao interior”, justificando que “as pessoas tinham que percorrer dois distritos para ter acesso à Justiça” e que agora tal não acontece pois “não há nenhum tribunal que fique a uma distância superior a 59 quilómetros”. Além disso, referiu que poderiam recorrer a “videoconferência”.

A ministra da Justiça destacou ainda que em alguns dos tribunais que foram fechados “já não eram bem tribunais, o juiz já só ia de três em três semanas”. “O juiz de manhã julgava crime, à tarde julgava a falência, isso é uma justiça?”, questionou.

Paula Teixeira da Cruz disse que as instâncias vão agora funcionar “muito mais depressa”, que os tribunais “passam a ter objetivos” e “as pessoas passam a ter a possibilidade de se queixar a órgãos de gestão”

A ministra indicou ainda que “gostaria que a Lei e as instalações fossem vistas” para comprovar que “os contentores não são contentores, são módulos devidamente apetrechados” e que até “celas têm”. Contudo, revelou que ainda existem “dificuldades” nas comarcas de Faro e numa do Norte.

Quando questionada sobre o mau funcionamento do site Citius, a ministra prontificou-se a afirmar que “não bloqueia o site integralmente”.

Sobre a falta de funcionários judiciais, Teixeira da Cruz deu o braço a torcer e admitiu que os “sindicatos dos oficiais da justiça têm razão, temos menos funcionários judiciais do que deveríamos ter”, mas que esta situação vai ser resolvida “ainda este ano”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório