Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mudança do centro de saúde para contentores a decorrer com normalidade

A mudança do centro de saúde de Pombal para 40 contentores, onde vai funcionar durante um ano, está a decorrer com normalidade, prevendo-se que a transferência de equipamentos e serviços seja concluída hoje.

Mudança do centro de saúde para contentores a decorrer com normalidade
Notícias ao Minuto

13:51 - 01/09/14 por Lusa

País Pombal

"A mudança, iniciada no dia 29 e a concluir hoje, está a decorrer com normalidade", disse à agência Lusa o coordenador do centro de saúde de Pombal, Pedro Valente, adiantando que, não obstante os trabalhos, "não há interrupção da atividade assistencial".

Segundo Pedro Valente, "todas as situações agudas e tratamentos de enfermagem estão assegurados entre as 08:00 e as 20:00, no edifício-sede".

Explicou ainda que "todas as consultas previstas para o dia de hoje foram reprogramadas, tendo os utentes sido avisados antecipadamente".

Hoje, no centro de saúde, já em obras de ampliação e, entretanto, de requalificação, era visível a azáfama: saíam móveis, tiravam-se fios, arrumavam-se dossiês, entre outras tarefas que os escassos utentes que ali entravam observaram.

Tudo estava a ser transportado para os monoblocos, no parque de estacionamento contíguo, a nova morada do centro de saúde.

Manuel Mendes, de 74 anos, ainda arriscou ir ao centro de saúde marcar uma consulta que, no seu entender, era "urgente", apesar de saber das mudanças em curso.

"Disseram que não podia, que não havia sistema [informático] e pediram para voltar outro dia", explicou o utente, de Pombal, enquanto outros deixavam pedidos para medicamentos.

A Edimara Fonseca, de 27 anos, que ali se deslocou para fazer um tratamento, foi solicitado o regresso durante a tarde, onde, já nos contentores, seria atendida.

O coordenador do centro de saúde de Pombal garantiu que, apesar de "todas as mudanças acarretarem condicionalismos, os serviços funcionarão em pleno na terça-feira" nas novas instalações.

Nos monoblocos, vai ficar concentrada "a maioria da atividade assistencial médica", como "consultas, serviços de enfermagem e Gabinete do Cidadão", esclareceu a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro).

Já no 1.º andar do edifício do parque de estacionamento São Sebastião, cedido pela autarquia provisoriamente, "ficarão os serviços de coordenação e gestão, aprovisionamento, os serviços concelhios de Saúde Pública e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados", adiantou a ARS-Centro.

"Ambas as estruturas estão perfeitamente adaptadas às necessidades para o normal funcionamento dos serviços", garantiu aquela entidade.

Os trabalhos de requalificação e ampliação do centro de saúde de Pombal são um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, tendo financiamento comunitário de cerca de um milhão de euros.

"Dos 15% da comparticipação nacional, o município encarrega-se da componente de aquisição de material e a ARS-Centro encarrega-se da componente da construção", informou a autarquia, que assume, ainda, o custo do aluguer dos contentores, de 74.800 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório