Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Quarta Divisão' a concurso no Festival de Cinema de Pyongyang

A longa-metragem 'Quarta Divisão', de Joaquim Leitão, vai estar em competição no Festival Internacional de Cinema de Pyongyang, que se realiza de 17 a 24 de setembro, anunciou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

'Quarta Divisão' a concurso no Festival de Cinema de Pyongyang
Notícias ao Minuto

11:08 - 30/08/14 por Lusa

Cultura Joaquim Leitão

'Quarta Divisão', que conta com os desempenhos de Carla Chambel, Sabri Lucas e Paulo Pires, nos principais papéis, participou anteriormente no Festival des Films du Monde, em Montreal, no Canadá.

Segundo a produtora, o ponto de partida da narrativa é o desaparecimento de uma criança de nove anos, Martim Cabral e Melo, do colégio privado onde estuda. A Quarta Divisão da Polícia estebelece então uma grande operação de busca por toda a cidade para o encontrar.

O filme, um policial, é produzido por Tino Navarro, que trabalha regularmente com Leitão desde o início da sua carreira, na década de 1980, em películas como 'Adão e Eva' (1995), 'Tentação' (1997) e 'Inferno' (2009).

Joaquim Leitão, de 56 anos, realizou várias curtas-metragens e 'videoclips'.

Em 1994 realizou 'Uma Cidade Qualquer', no âmbito da Capital Europeia da Cultura, em que assinou o argumento com Miguel Esteves Cardoso. O filme conta com desempenhos de Luís Alberto, Ana Bustorff e Ana Carvalhal.

'Adão e Eva' (1995), protagonizado por Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida, longa-metragem para cinema depois de 'Ao Fim da Noite' e 'Duma vez por todas', foi distinguido com os Globos de Ouro Caras/SIC para o Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Atriz.

'A Ilha', 'O Resgate', 'Voltar', 'O Aprendiz de Mago', 'A Esperança Está Onde Menos Se Espera', '20,13' e 'Até Amanhã, Camaradas', são outras produções dirigidas por Joaquim Leitão, como 'Sei Lá', estreada em abril deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório