Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ordem dos Médicos alerta para riscos por falta de profissionais

A Ordem dos Médicos do centro acusou hoje o Ministério da Saúde de colocar em risco os doentes ao ter apenas um médico no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, que serve 400 mil habitantes.

Ordem dos Médicos alerta para riscos por falta de profissionais
Notícias ao Minuto

22:49 - 29/08/14 por Lusa

País Pneumologia

A Secção Regional Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) está "profundamente preocupada com a situação de carência vivida no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, que limita gravemente o acesso dos doentes aos cuidados de saúde", refere a Ordem dos Médicos em comunicado enviado para a Lusa.

O Serviço de Pneumologia, que chegou a ter quatro médicos, tem neste momento apenas um, segundo o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, que considera ser assim impossível "garantir as consultas e a assistência aos doentes em internamento que as boas práticas exigem".

Para Carlos Cortes, esta situação é o resultado do trabalho de um Ministério da Saúde que "está a fazer tudo para fechar o Serviço de Pneumologia", que serve 14 concelhos e uma população de 400 mil habitantes.

O presidente da SRCOM critica a "falta de interesse em garantir os recursos humanos imprescindíveis para o bom funcionamento do Serviço de Pneumologia" e o facto de o Ministério da Saúde "nunca se ter preocupado com esta questão", e de estar "a pôr em causa a qualidade de cuidados a que têm direito os utentes do Centro Hospitalar de Leiria".

Além desta questão, a SRCOM critica ainda a política de recursos humanos promovida pelo Ministério da Saúde que faz com que o "Centro Hospitalar de Leiria esteja a racionar o acesso dos doentes dos centros de saúde da sua área de influência aos cuidados respiratórios domiciliários de que necessitam, que só podem ser receitados pelo especialista hospitalar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório