Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Pedro Mexia edita 'Lei Seca'

A editora Tinta-da-China anunciou hoje a publicação de "Lei Seca", que apresenta como "o falso diário de Pedro Mexia".

Pedro Mexia edita 'Lei Seca'
Notícias ao Minuto

15:46 - 28/08/14 por Lusa

País Livros

O autor explica: "Este diário é também um teatro, teatro do 'eu', do ego stendhaliano, mais do que do freudiano, mas um teatro com comparsas e figurantes. Os coprotagonistas da história, dramatis personæ deste espetáculo, são talvez apenas uns dez ou onze mas estão em todos os meses de todos estes anos, sem nomes, dificilmente identificáveis, mas claramente identificados como o meu mundo, deles e delas vem tudo aquilo que sei acerca do mundo".

"Uma dezena de pessoas, pouco mais, página após página, texto após texto, não serei capaz de dizer que isto vale alguma coisa, mas não tenho dúvida de que está aqui tudo o que conta, mesmo quando eu não conto tudo", acrescenta o autor.

Pedro Mexia, de 42 anos, fez crítica literária no Diário de Notícias e no jornal Público, onde também assinou uma crónica semanal. Atualmente, é crítico e cronista no semanário Expresso. Publicou seis livros de poemas, antologiados em "Menos por Menos", e publicou também três volumes de diários --- "Fora do Mundo", "Prova de Vida" e "Estado Civil" --- e cinco coletâneas de crónicas. Como autor de teatro estreou-se com "Nada de Dois". Na editora Tinta-da-China coordena a coleção de Poesia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório