Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PS diz que concessão da linha ferroviária reduz qualidade do serviço

O PS de Cascais criticou hoje o modelo encontrado pelo Governo para a linha ferroviária que serve o concelho e afirmou que a concessão do serviço vai implicar uma "drástica redução da qualidade e um aumento de preços".

PS diz que concessão da linha ferroviária reduz qualidade do serviço
Notícias ao Minuto

13:50 - 28/08/14 por Lusa

País Cascais

Em declarações ao jornal Público, na terça-feira, o Ministério da Economia adiantou que o processo de consulta pública sobre a concessão da linha de Cascais "deverá ter início nos próximos dias".

A tutela acrescenta que, "depois de concluído esse processo serão conhecidas as opções relativas ao modelo da concessão".

Em reação a esta notícia, o PS de Cascais afirmou hoje, em comunicado, que a solução encontrada pelo Governo "não tem qualquer preocupação com a mobilidade dos cascalenses nem com qualquer complementaridade que se possa verificar entre os vários modos de transporte existentes no concelho".

"A concessão de um tão importante serviço público, sendo um tema que pode ser equacionado e estudo, não pode ser feito de forma leviana. Deverá estar condicionado a um rigoroso controlo dos níveis de serviço e qualidade e deverá envolver na sua discussão e posterior elaboração do caderno de encargos, não só o Governo, mas também as câmaras municipais", defendem.

Nesse sentido, os socialistas entendem que a concessão imediata da linha de Cascais é precipitada e alertam para algumas consequências que irão "reduzir drasticamente" a qualidade do serviço prestado.

"Menos comboios, mais lentos, mais caros, menos seguros", perspetivam.

A concessão da linha de Cascais a privados foi anunciada pelo atual Governo em novembro de 2011, no Plano Estratégico dos Transportes que foi apresentado à 'troika'.

No âmbito deste plano a tutela pretende concessionar igualmente o Metro de Lisboa e do Porto, Carris, Transtejo e STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório