Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Viseu Dão Lafões afasta responsabilidade na qualidade de equipamento

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, José Morgado, rejeitou hoje qualquer tipo de responsabilidades no que toca à qualidade dos equipamentos de proteção individual para bombeiros entregues às corporações do seu território.

Viseu Dão Lafões afasta responsabilidade na qualidade de equipamento
Notícias ao Minuto

13:23 - 28/08/14 por Lusa

País Bombeiros

"Não aceitamos que seja imputada à CIM Viseu Dão Lafões qualquer responsabilidade na qualidade e características dos equipamentos de proteção individual adquiridos e fornecidos às corporações dos bombeiros da região Viseu Dão Lafões", alegou.

Durante uma conferência de imprensa, que decorreu ao final da manhã de hoje, em Tondela, José Morgado explicou que não foi a CIM Viseu Dão Lafões que estabeleceu ou definiu quais as características dos equipamentos de proteção individual a adquirir, nem os normativos que deveriam cumprir.

"A CIM Viseu Dão Lafões verificou, em sede de procedimento concursal, toda a conformidade das normas de certificação e homologação exigidas em sede de caderno de encargos, clausulado técnico definido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil", esclareceu.

A CIM Viseu Dão Lafões lançou em maio de 2013 um concurso público internacional para a aquisição de equipamentos de proteção individual, sendo assinado contrato com a empresa fornecedora em abril deste ano.

Os equipamentos de proteção individual foram entregues às 21 corporações dos concelhos que integram o território da CIM Viseu Dão Lafões nos dias 17 de julho e 05 de agosto.

Ao todo, foram disponibilizados 338 pares de botas, 519 cógulas, 572 pares de luvas, 370 capacetes, 793 pares de calças e 793 dólmens, faltando ainda entregar na segunda semana de setembro 220 pares de botas.

A 11 de agosto, a CIM Viseu Dão Lafões foi confrontada com uma reclamação dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas, que se queixaram de ter ficado com dois dólmens danificados, após aparecimento de marcas por queimadura.

Após a reclamação, a CIM Viseu Dão Lafões "reuniu com a empresa fornecedora" e está a "desencadear todos os procedimentos junto do CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, tendo em vista a confirmação dos requisitos técnicos dos fardamentos adquiridos e a sua conformidade com o que foi definido em sede de caderno de encargos".

"A empresa transmitiu que os equipamentos fornecidos cumprem todos os normativos exigidos e, de toda a informação que temos, não há qualquer falha nos equipamentos. Com as fagulhas incandescentes da primeira linha de fogo, os equipamentos fizeram a sua função que é proteger os bombeiros de queimaduras", sublinhou José Morgado.

De acordo com o também autarca de Vila Nova de Paiva, os dólmens danificados apresentavam "perfurações de um milímetro", sendo substituídos por estarem em prazo de garantia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório