Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Radares esquecem multas e só servem para dissuadir

Os radares colocados por todo o país para controlar a velocidade dos condutores, e que exigiram um investimento de quatro milhões de euros, hoje de nada servem se não para dissuadir os condutores. Segundo o Jornal de Notícias, o registo de multas nunca acontece.

Radares esquecem multas e só servem para dissuadir
Notícias ao Minuto

09:16 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Estradas

Depois de milhões de euros investidos, em 2012, na colocação de radares por todo o país, parece que hoje em dia, e sobretudo nos meios urbanos, estes apenas servem para enfeitar as vias onde estão localizados. Isto porque, segundo o Jornal de Notícias, a maioria não funciona.

No Porto, por exemplo, os radares existentes na VCI servem apenas como dissuasores. Ou seja, os radares ainda lançam o sinal luminoso se for em excesso de velocidade, mas as multas, essas, ficam esquecidas.

Até finais do ano passado ninguém assumia a responsabilidade de processar as coimas entregando os autos de contraordenação à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Apesar disso, a Estradas de Portugal acredita que os radares estão a conseguir ter os efeitos desejados uma vez que se regista o decréscimo de velocidades praticadas nos troços abrangidos pelos equipamentos.

Já em Lisboa, depois de um nascimento complicado junto da Comissão de Proteção de Dados, em 2007, os radares estão sem funcionar. Após a falha no processamento de multas no início, atualmente o serviço não conta sequer com os meios técnicos necessários por parte da Polícia Municipal para o tratamento do material recolhido por tais equipamentos.

Assim, segundo o Jornal de Notícias, os radares estão reduzidos apenas a duas funções: ruido visual nas vias onde estão colocados e um carácter dissuasor, uma vez que mesmo não estando em funcionamento, levam alguns condutores a reduzir a velocidade, só por precaução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório