Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Dom Sancho': bolo de massa folhada de centeio e queijo Serra da Estrela

A Guarda tem um novo bolo confecionado à base de massa folhada de centeio e com recheio de creme de queijo Serra da Estrela, designado "Dom Sancho", que promete adoçar a boca aos turistas e aos residentes.

'Dom Sancho': bolo de massa folhada de centeio e queijo Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

19:55 - 27/08/14 por Lusa

País Guarda

O bolo, que foi hoje apresentado pela Câmara Municipal, surgiu no âmbito do concurso "Bolo de Cristal", dinamizado pela autarquia com o objetivo de ser criado um pastel típico e representativo da Guarda, que foi ganho pela pastelaria Cristal 98.

Concorreram 13 pastelarias da cidade e o concorrente vencedor foi apurado por um júri constituído pelos chefes Valdir Lubave, Rita Neto e Sónia Ponte e por António Melo, docente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.

O presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, revelou hoje que o nome do pastel foi escolhido por votação na internet, indicando que a autarquia sugeriu três nomes: "Cristalino", "Dom Sancho" e "Anjo da Guarda".

O nome "Dom Sancho" (associado ao fundador da cidade, o rei Dom Sancho I) obteve 33.983 votos, seguindo-se "Anjo da Guarda", com 29.780, e "Cristalino", com 2.092 votos, disse Álvaro Amaro na cerimónia onde também entregou um cheque de 500 euros à pastelaria vencedora e cheques de 100 euros e certificados de participação aos restantes 12 concorrentes.

O autarca também cedeu a receita do bolo vencedor a todos os concorrentes e disse esperar que todas as pastelarias da Guarda o confecionem e vendam.

"Eu quero é que todos possam, amanhã, ter a possibilidade de comer o bolo 'Dom Sancho' em todas as pastelarias que queiram confecioná-lo", desejou.

Neste momento, o "Dom Sancho" apenas é produzido pela pastelaria Cristal 98, que vende a unidade a 90 cêntimos, segundo a sua proprietária.

Sandra Almeida disse à agência Lusa que o novo pastel típico da cidade mais alta do país "tem tido bastante saída".

"Esgota praticamente todos os dias", disse, observando que já é procurado "por muita gente de fora".

A responsável contou que na confeção do bolo procurou inovar e utilizar o centeio e o queijo Serra da Estrela, que são "ingredientes que fazem parte da cidade" da Guarda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório