Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Encerramento de escola em Paredes consta da Carta Educativa

O Ministério da Educação referiu hoje, em comunicado, que o encerramento da escola básica da Lage, em Paredes, contestado pela junta de freguesia e pela população, decorre da Carta Educativa do concelho.

Encerramento de escola em Paredes consta da Carta Educativa
Notícias ao Minuto

14:56 - 27/08/14 por Lusa

País Ministério

Segundo a tutela, resulta deste documento a construção de um centro escolar na localidade de Cete, para o qual está prevista a transferência dos alunos da escola que a tutela pretende encerrar.

"Este centro escolar foi objeto de candidatura a financiamento, no valor de 1,97 milhões de euros, ou seja, um compromisso [desde 2008] do município de Paredes para com o Estado Português e a Comissão Europeia", lê-se no comunicado.

O ministério refere que "o encerramento da escola básica da Lage está explícito na candidatura a financiamento que viabilizou a construção do centro escolar de Cete".

"O encerramento decorre assim de um processo normal e de acordo com as entidades envolvidas", acrescenta.

A Escola Básica da Lage situa-se na freguesia de Parada de Todeia, no sul do concelho de Paredes.

A população da localidade manifestou-se hoje, no Porto, contra o encerramento do estabelecimento, alegando que a escola conta com 70 alunos e tem todas as condições físicas para se manter em funcionamento.

O presidente da junta criticou o Governo por "insistir" no encerramento a única escola básica da freguesia, prometendo continuar a lutar contra aquela decisão.

"A junta tudo vai fazer para que a luta não termine até ao início do ano escolar. Gostaria de vos dar uma boa notícia, mas parece que o Governo continua surdo e não olha para as crianças, mas apenas para os custos", afirmou Agostinho Pinto, depois de se reunir com responsáveis da Direção Regional da Educação do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório