Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Restam 135 bandeiras das 181 colocadas para Expo 98

Das 181 bandeiras colocadas no Rossio dos Olivais, Lisboa, aquando da inauguração da Expo 98, restam 135, confirmou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

Restam 135 bandeiras das 181 colocadas para Expo 98
Notícias ao Minuto

14:42 - 27/08/14 por Lusa

País Parque das Nações

Segundo José Moreno, a estrutura foi criada para exibir as bandeiras de 146 países, dos cinco continentes, e de 14 organizações internacionais e seis nacionais participantes na Expo 98, outras nove organizações convidadas e 26 empresas.

Porém, hoje existem 46 mastros livres, constatou a agência Lusa no local.

De acordo com o autarca, a situação justifica-se, por exemplo, com a atualidade geopolítica, já que alguns países deixaram de existir, como foi o caso da Jugoslávia.

O presidente lembrou que o país tinha inicialmente a sua bandeira ali colocada, retirada após o seu desmembramento (a última etapa deu-se em 2008, com a independência do Kosovo).

Outros dos postes livres diziam respeito a organizações como o Instituto Camões e a associação religiosa Recolhimento Interconfessional, mas "deixou de fazer sentido" que estas entidades mantivessem a sua representação no Rossio dos Olivais, afirmou o autarca, sem justificar.

José Moreno referiu que a discussão assenta agora sobre se a junta de freguesia vai ou não manter o conceito inicial.

"Ou retiramos os mastros que não utilizamos ou vamos alterar o princípio", colocando bandeiras de outros países que "gostavam de ter ali a sua bandeira", tal como a Moldávia, e não estiveram na inauguração daquela mostra internacional, apontou.

Caso a autarquia opte por esta última solução, necessita de ponderar "os custos e a colocação física dos postes" noutro sítio, já não é possível colocar mais mastros no local, junto ao antigo Pavilhão Atlântico.

De acordo com José Moreno, a compra das bandeiras era feita pela Parque Expo (cuja extinção está prevista para este ano), passou posteriormente para a Câmara de Lisboa e está em fase de passagem para a junta do Parque das Nações.

O autarca ainda não sabe quanto poderia custar a compra de novas bandeiras, mas referiu que a junta "tem de ter meios financeiros para poder exercer" essa responsabilidade, admitindo que, "se for o caso", esta autarquia recorrerá à Câmara de Lisboa para fazer face à despesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório