Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ARS do Algarve aponta contratação de 22 médicos e 45 enfermeiros

O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve afirmou hoje que em 2014 foram contratados 22 médicos e 45 enfermeiros para o centro hospitalar da região, em resposta às críticas de "falta de investimento".

ARS do Algarve aponta contratação de 22 médicos e 45 enfermeiros
Notícias ao Minuto

22:56 - 22/08/14 por Lusa

País 2014

Os sindicatos dos Enfermeiros Portugueses e da Função Pública do Algarve convocaram um dia de greve para hoje, iniciada às 00:00, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região.

Em declarações aos jornalistas, os sindicatos contestaram a falta de contratação de novos profissionais e consideraram que há situações de mais de um turno consecutivo feito pelo mesmo profissional.

A greve abrange enfermeiros e profissionais da função pública, nomeadamente pessoal administrativo e auxiliares de ação médica. Os médicos afetos à Federação Nacional dos Médicos não participam na paralisação, uma vez que o pré-aviso não foi entregue atempadamente, segundo anunciou o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

Num comunicado para responder "às denúncias das estruturas sindicais" sobre a alegada "falta de investimento" por parte dos serviços públicos de Saúde do Algarve, o Conselho Diretivo da ARS algarvia referiu que tem, em articulação com o Ministério da Saúde, "implementado uma estratégia no sentido de aumentar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários e hospitalares e alargar a rede de cuidados continuados integrados".

Segundo a ARS, isso tem sido feito "quer através de investimentos em novas unidades e obras de melhoramento das instalações e equipamentos existentes, quer na abertura de concursos para contratação de profissionais de saúde".

De 2011 a 2013 "foram canalizadas verbas adicionais de convergência, para reequilíbrio financeiro e regularização de dívidas a fornecedores, das unidades hospitalares na região do Algarve no montante de 74 milhões de euros", diz o texto.

No início do ano, o Centro Hospitalar do Algarve "viu convertida dívida em reforço do seu capital estatutário em cerca de 75 milhões de euros, incluindo perdão de juros de 5,3 milhões de euros", acrescenta.

Depois de indicar que este ano foram contratados 22 médicos e 45 enfermeiros para o referido centro hospitalar, a direção da ARS do Algarve salienta que estão abertas "mais de uma centena de vagas para a região: cerca de 90 para especialistas de medicina geral e familiar e 46 para especialistas da área hospitalar".

"Foi ainda recentemente autorizada para o Algarve a abertura de 105 vagas para médicos das diversas especialidades da área hospitalar", de acordo com o texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório