Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Antigo governante indemnizado em 102 mil euros por falso cancro

Adianta a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias que um antigo secretário de Estado e ex-deputado do PSD irá receber uma indemnização fixada em 102 mil euros, por ter sido vítima de um diagnóstico errado de cancro na próstata.

Antigo governante indemnizado em 102 mil euros por falso cancro
Notícias ao Minuto

09:08 - 22/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Supremo

Um antigo secretário de Estado ex-deputado social-democrata, que hoje é administrador de uma multinacional, terá sido alvo de um falso diagnóstico de cancro na próstata, avança o Jornal de Notícias, sem especificar, contudo, de quem se trata.

Corria o ano de 2010, quando, por ter mais de 50 anos, o urologista lhe terá recomendado uma biópsia ao tecido prostático.

A amostra recolhida foi então enviada a uma médica especialista em anatomia-patológica, que terá submetido o material biológico a dois exames. Ainda que o resultado de ambos tenha suscitado dúvidas, como, segundo a mesma publicação terá ficado provado em tribunal, a clínica optou por fazer um diagnóstico de “adenocarcinoma”, ou seja, cancro da próstata.

Nessa sequência, o antigo governante foi aconselhado a sujeitar-se à remoção integral da próstata, sendo que, após a intervenção cirúrgica, uma análise mais detalhada aos tecidos permitiu concluir que, afinal, se tratava de uma “hiperplasia nodular benigna”. A operação podia, portanto, ter sido evitada.

Como tal, o social-democrata decidiu interpor um processo judicial contra a médica, solicitando uma indemnização de 2.525 euros, à luz de danos patrimoniais, e de 400 mil euros, em virtude de danos morais.

Numa primeira instância, o juiz das Varas Criminais de Lisboa não deu razão ao ex-deputado, considerando que a profissional de saúde havia atuado com total cuidado e diligência, dá conta o Jornal de Notícias.

Porém, tanto o Tribunal da Relação de Lisboa como o Supremo Tribunal de Justiça tiveram entendimento contrário, fixando uma compensação pecuniária de 102.525 euros a receber pelo antigo governante.

Saliente-se que o processo arrastou-se ao longo de três anos e culminou recentemente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório