Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Concessionários da Costa de Caparica receiam reviver "drama"

Os concessionários das praias da Costa de Caparica dizem que a reposição de areias, que hoje terminou, não é solução para impedir o avanço da água, e receiam reviver o "drama" do último inverno devido às tempestades.

Concessionários da Costa de Caparica receiam reviver "drama"
Notícias ao Minuto

22:23 - 20/08/14 por Lusa

País Inverno

"Uma semana depois de a praia estar pronta, o mar voltou a chegar ao paredão e a areia ficou toda submersa. Se agora não há ondas e o mar já chegou outra vez às rochas, dias após eles terem terminado a reposição de areias neste local, como é que vai ser no inverno", questiona Patrícia Clinton, uma das concessionárias da Praia do Norte.

A proprietária de um café/restaurante conta que teve um prejuízo de mais de 60 mil euros por causa das inundações do último inverno. Para a comerciante, a empreitada de cinco milhões de euros para repor um milhão de metros cúbicos de areia nas praias da frente urbana da Costa de Caparica e São João, não resolve o problema.

"Havendo um inverno rigoroso, acredito que haja novamente o drama que vivemos no ano passado. Imagine o pânico em que os concessionários vivem ao ver o património de anos de trabalho ir literalmente por água abaixo", salienta Patrícia Clinton.

A mesma opinião é partilhada por vários concessionários ouvidos pela agência Lusa.

Carlos Brumm diz que a obra que hoje terminou "não é solução", e que está a pensar vender o estabelecimento comercial, com receio de que se repita o cenário do último inverno.

Os comerciantes não entendem como é que, desde 2009, nunca mais foi reposta a areia nas praias da Caparica, até este ano.

Os concessionários criticam ainda o facto de a reposição de areia ter sido feita durante o verão, o que prejudicou o negócio em junho, julho e parte de agosto. A empreitada iniciou-se a 27 de junho e terminou hoje - uma semana antes do inicialmente previsto.

O secretário de Estado do Ambiente foi hoje à Costa de Caparica para assinalar o fim da empreitada e explicar que a mesma só podia ter sido realizada no verão, por razões técnicas e processuais.

Paulo Lemos disse aos jornalistas que estão reunidas as condições necessárias até ao final da época balnear, e garantiu que as praias da Costa da Caparica estão agora mais resistentes e preparadas para fazer face a futuras intempéries.

Questionado pelos jornalistas sobre os prejuízos dos concessionários provocados pelo mau tempo, o governante falou nos fatores de risco associados a este negócio.

"É o risco de quem está num negócio numa zona que tem, por um lado, um fator de risco, mas por outro lado tem grandes vantagens em relação a um restaurante que seja numa rua de Lisboa ou de Almada. Não nos podemos esquecer que as pessoas têm um espaço privilegiado, à beira-mar, que, no verão e no inverno, é visitado. Agora, associados a estas vantagens, há riscos inerentes e as pessoas têm de ter consciência dessa situação", sublinhou o secretário de Estado.

Paulo Lemos assegura, contudo, que está de consciência tranquila em relação às medidas adotadas para solucionar o problema das inundações.

"Agora, eu, e penso que o senhor vice-presidente [de Almada], temos a consciência limpa de que fizemos o que foi possível nas condições existentes, financeiras e de tempo, para remediar a situação que os temporais trouxeram. Acho que nem os concessionários deixarão de fazer essa justiça, pois muito rapidamente se arranjaram cinco milhões de euros e se colocou um milhão de metros cúbicos de areia nestas praias", concluiu o governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório