Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Treze concelhos apresentam risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Castelo Branco, Santarém, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Treze concelhos apresentam risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

09:26 - 20/08/14 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Oleiros, Vila de Rei, Sabugal (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém), Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Penalva do Castelo, Trancoso, Sernancelhe e Moimenta da Beira (Guarda).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Bragança, Vila Real e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 98 incêndios, que foram combatidos por 2.631 bombeiros, com o apoio de 703 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso e na Beira Alta até meio da manhã.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (25 a 35 km/h) de noroeste durante a tarde no litoral e nas terras altas. Prevê-se ainda a existência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e do interior da região Centro.

Pelo terceiro dia consecutivo assistir-se-á a uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Já na região sul o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado entre os cabos de Sines e de Sagres até ao início da manhã, sendo o vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, mas a soprar moderado (25 a 35 km/h) à tarde, em especial na costa sul do Algarve.

Quanto às temperaturas, Castelo Branco será a cidade mais quente do continente, com 32 graus celsius de máxima, sendo esperados 31º em Évora e Beja, 27º em Bragança, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, 26º em Faro, Lisboa, Vila Real, Viseu, Coimbra e Funchal, e 22º no Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório