Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Fogo de Valpaços já queimou cerca de 600 hectares

O incêndio que deflagrou esta tarde em Vassal, nas proximidades da cidade de Valpaços, já consumiu cerca de 600 hectares de mato, pinhal e alguma vinha e olival, disse fonte da proteção civil municipal.

Fogo de Valpaços já queimou cerca de 600 hectares
Notícias ao Minuto

22:57 - 19/08/14 por Lusa

País Vassal

O alerta para o fogo foi dado às 14:37, perto de Vassal, localidade próxima da cidade transmontana.

No terreno permanecem 140 operacionais, alguns dos quais que integraram os grupos de reforço para combate a incêndios florestais provenientes de Bragança e do Porto, que contam com o apoio de 41 viaturas.

A fonte referiu que as chamas, empurradas pelo vento forte, já queimaram uma área de cerca de 600 hectares, na sua maioria mato, mas também algum pinhal e área agrícola, como olival e pinhal.

O segundo comandante distrital operacional de Vila Real, Fernando João, referiu que o incêndio possui uma frente ativa e que se espera que a situação esteja resolvida nas próximas horas.

A dificultar a ação dos operacionais no combate às chamas estão os maus acessos, bem como, segundo o responsável, a falta de limpeza dos terrenos.

O fogo chegou a aproximar-se de algumas habitações, situações que foram, de acordo com Fernando João, "cirurgicamente tratadas".

Durante a tarde, o combate a este incêndio contou com o apoio de três meios aéreos.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, hoje registaram-se 91 fogos em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório