Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

'IceBucket' ainda não rendeu dinheiro à associação portuguesa

A associação norte-americana de esclerose lateral amiotrófica tem recebido donativos, na sequência do fenómeno que conquistou as redes sociais. No entanto, conta a TSF, estes donativos não são para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

'IceBucket' ainda não rendeu dinheiro à associação portuguesa
Notícias ao Minuto

16:23 - 19/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Fenómeno

O fenómeno ‘IceBucketChallenge’, que já levou a mais de um milhão de vídeos publicados online, de pessoas a deitar um balde de água gelada sobre a cabeça, para apoiar a investigação contra a esclerose lateral amiotrófica, já serviu para angariar mais de nove milhões de dólares. A associação portuguesa, no entanto, ainda não recebeu dinheiro nenhum por esta campanha.

A iniciativa tem conquistado as redes sociais nos últimos dias, com destaque para vídeos de gente bem conhecida, desde Bill Gates e Mark Zuckerberg, até ao ‘nosso’ Cristiano Ronaldo. Mas o facto de já haver personalidades nacionais a juntar-se ao fenómeno não trouxe benefícios à associação portuguesa – os donativos têm sido feitos apenas para a associação norte-americana.

Conta a TSF que Mamede de Carvalho, neurologista e presidente do conselho científico da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), apelou a que os futuros donativos de portugueses sejam canalizados para a associação nacional.

A mesma rádio adianta que Portugal faz parte de um projeto europeu, lançado na Holanda, que tem como objetivo fazer o estudo do genoma da doença. Para tal, quer compilar a informação genética de pelo menos 15 mil pacientes que sofrem da doença.

O projeto em causa chama-se 'Project MinE' e é algo distinto dos apelos da campanha norte-americana. Para participar neste estudo, a associação portuguesa terá de juntar 400 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório