Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Seis mediáticos processos chegam ao fim com 'nova' Justiça

Até ao final do ano serão conhecidas decisões importantes sobre seis dos mais mediáticos processos judiciais nacionais, conta o jornal i. Os casos Face Oculta, BPN-Homeland, BPP/Privado Financeiras, Submarinos, BCP e o julgamento da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, aproximam-se da sua reta final, depois de anos nas barras dos tribunais.

Seis mediáticos processos chegam ao fim com 'nova' Justiça
Notícias ao Minuto

08:14 - 18/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Tribunais

A partir de setembro, a Justiça portuguesa vai sofrer uma reviravolta. Além do novo mapa judiciário, que muitas críticas tem gerado, serão conhecidas, até ao Natal, decisões importantes em seis grandes processos.

De acordo com o jornal i, quatro polémicos casos chegarão ao fim. O primeiro será o Face Oculta, que a 5 de setembro conhece a decisão do coletivo de juízes. Segue-se o julgamento da antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, acusada de prevaricação de titular de cargo político, e, ainda, uma decisão final sobre o caso BPN-Homeland, em que Duarte Lima e o seu ex-sócio são acusados de burla e branqueamento de capitais.

Até ao final do ano ficarão também resolvidos os processos BPP/Privado Financeiras, em que os ex-gestores do banco, João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital, são acusados de burla qualificada; e o caso das contrapartidas dos submarinos.

Chegarão assim ao fim, a menos que sejam prolongados com recursos, processos que ao longo dos últimos anos se têm arrastado nas barras dos tribunais e protagonizado capas de jornais.

Estas decisões serão conhecidas numa altura em que a Justiça nacional sofre uma profunda remodelação, passando o país a ter 23 comarcas e 23 grandes tribunais judiciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório