Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Padre afastado da Paróquia de Canelas poderá continuar no cargo

O padre da Paróquia de Canelas, em Gaia, que foi afastado pela Diocese do Porto, motivando "ações de protesto" pela população, poderá continuar no cargo, avançou hoje à Lusa o responsável pelo movimento "Uma Comunidade Reage!".

Padre afastado da Paróquia de Canelas  poderá continuar no cargo
Notícias ao Minuto

06:25 - 01/08/14 por Lusa

País Gaia

"A continuação do padre Roberto de Sousa à frente da Paróquia de Canelas está em aberto", avançou Miguel Rangel, depois de ter reunido hoje com o bispo do Porto, António Francisco dos Santos, no Paço Episcopal.

O movimento "Uma Comunidade Reage!", criado para apoiar o padre Roberto de Sousa, entregou ao bispo do Porto um abaixo-assinado com 5.700 assinaturas a apelar à continuação do sacerdote na Paróquia de Canelas, por ser não ser um "mero administrador de sacramentos, mas um amigo".

"O senhor bispo não nos disse que ficava [padre Roberto de Sousa], mas também não nos disse que saía, apenas referiu que o processo não está encerrado", referiu Miguel Rangel.

E, acrescentou: "disse-nos [bispo] que, a partir de agora, as conversações eram entre a Diocese do Porto e o padre Roberto de Sousa".

O líder do movimento referiu que os motivos para a anunciada saída do padre Roberto de Sousa da Paróquia de Canelas, a 08 de setembro deste ano, não foram divulgados pelo bispo, mas acredita estar relacionada com "má-fé" de elementos da Igreja Católica e com a colocação de uma estátua em honra de um falecido pároco.

"O padre não é contra a estátua, mas terá questionado o custo da mesma, considerando que o dinheiro era melhor aplicado noutras coisas", frisou.

No último mês, o movimento "Uma Comunidade Reage!" organizou uma marcha silenciosa, vigília e cordão humano para contestar o afastamento do padre.

"O padre Roberto de Sousa tem o dom de simplificar o que a Igreja Católica, por vezes, gosta de complicar, a comunidade acha-o semelhante ao papa Francisco, por ser um homem simples, daí o nosso empenho", disse Miguel Rangel.

A vinda do pároco, segundo o dirigente, motivou a ida à Igreja de Canelas de pessoas de outras freguesias, mostrando o "quão cativante" é para a comunidade.

"Tem [padre Roberto de Sousa] uma palavra simples, esclarecedora e cativante", frisou.

Miguel Rangel garantiu que enquanto não houver "certezas" quanto à permanência do padre na paróquia pela qual é responsável há oito anos, as "ações de protesto" irão continuar.

"Estou convicto que a Diocese do Porto vai recuar e manter o padre Roberto de Sousa", realçou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório