Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Casa Pia indecisa sobre o que fazer com o milhão de Cesariny

A Casa Pia ainda não decidiu o que fazer com o milhão de euros que Mário Cesariny lhe deixou em herança, adianta o Sol.

Casa Pia indecisa sobre o que fazer com o milhão de Cesariny
Notícias ao Minuto

22:00 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Herança

O poeta e pintor Mário Cesariny faleceu em novembro de 2006. Na sua herança, a Casa Pia surgia como herdeira de um milhão de euros. Mas a instituição não decidiu ainda onde aplicar o dinheiro.

Conta o jornal Sol que o dinheiro está investido na Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), o instituto que gere a dívida pública, tendo sido apenas utilizada uma pequena parte do mesmo para adquirir um jazigo no cemitério dos Prazeres.

Esta seria uma imposição do testamento mas o corpo do poeta encontra-se ainda numa gaveta do cemitério dos Prazeres, à espera de trasladação. Em causa estarão divergências entre a Casa Pia e o testamenteiro do poeta, Manuel Rosa.

A Casa Pia está impedida de depositar o dinheiro na banca, daí que tenha subscrito aplicações no IGCP. Sobre o que fazer com o dinheiro, a instituição admite que optou por não usar o dinheiro da herança.

Ao Sol, Cristina Fangueiro, qu atualmente preside à instituição, explica que “o dinheiro está reservado para qualquer eventualidade” e que, até ao momento, ainda “não foi necessário” recorrer a ele.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório