Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Restabelecida circulação na linha vermelha do Metro de Lisboa

A circulação na linha vermelha do Metro de Lisboa, encerrada entre as estações de Moscavide e Aeroporto na sequência do descarrilamento de uma composição, foi restabelecida às 16:10 de hoje, informou fonte do Metropolitano de Lisboa.

Restabelecida circulação na linha vermelha do Metro de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:19 - 29/07/14 por Lusa

País Descarrilamento

O troço da linha vermelha entre Moscavide e Aeroporto, que abrange, além destas duas estações, a da Encarnação, estava encerrado desde as 12:33.

Para minimizar os impactos, a rodoviária Carris reforçou a carreira 744, com percurso entre Marquês de Pombal e Moscavide, disse fonte do Metro.

Em comunicado, o Metro de Lisboa "confirma a ocorrência de um incidente com um comboio, hoje às 12:33, na execução de uma manobra no término da estação do Aeroporto", o que provocou ferimentos no maquinista.

De acordo com a empresa, o acidente aconteceu numa zona de manobra, pelo que não levava passageiros, tratando-se de "uma situação que não poderia ocorrer em exploração, uma vez que os sistemas e normas de segurança em exploração não o permitiriam e o sistema de travagem atuaria de imediato".

O comboio que sofreu o acidente "já tinha ativo o sistema de freios eletromagnéticos", referiu a empresa.

"Neste momento, a nossa maior preocupação recai em prestar todo o apoio que se vier a afigurar necessário ao maquinista ferido e à sua família, sendo que já abriu um inquérito para apurar as causas deste acidente", referiu.

Segundo fonte policial, a composição que descarrilou, na estação do Aeroporto, num dos extremos da linha vermelha, estava a fazer inversão de marcha, "não conseguiu parar a tempo e embateu na parede".

De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o alerta foi dado às 12:38 e o acidente provocou um ferido ligeiro, um homem de 42 anos, "com suspeita de fratura num punho e diversas escoriações".

O homem foi levado para o Hospital de São José.

No local estiveram uma ambulância e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM, bem como, segundo fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, três viaturas deste regimento com 10 operacionais.

O alerta foi recebido pelos Sapadores às 12:47.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório