Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Estudo revela "elevada percentagem" de hipertensos em Castelo Branco

A Escola Superior de Saúde de Castelo Branco (ESALD) está a estudar a prevalência da hipertensão arterial em cinco concelhos do distrito, tendo já constatado que "uma elevada percentagem de adultos" sofre da doença.

Estudo revela "elevada percentagem" de hipertensos em Castelo Branco
Notícias ao Minuto

18:10 - 28/07/14 por Lusa

País Doença

Três alunos do curso de cardiopneumologia da ESALD estão a estudar desde agosto de 2013 a prevalência de hipertensão arterial entre os adultos residentes nos municípios de Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Sertã e Vila de Rei, segundo um comunicado hoje divulgado pela instituição.

A investigação deverá ficar concluída em 2015.

De acordo com o comunicado, os resultados dos estudos efetuados até ao momento mostram que a população adulta daqueles concelhos "tem uma elevada prevalência de hipertensão arterial (HTA)".

No concelho de Idanha-a-Nova, cuja amostra foi constituída por 992 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 95 anos, a prevalência de HTA atinge 51%.

"Foi ainda possível perceber que, do total de inquiridos [em Idanha-a-Nova], 30,7% afirmou tomar medicação anti hipertensora e, destes, 50% apresentava os valores de pressão arterial (PA) dentro dos níveis de normalidade (HTA controlada), enquanto os restantes, embora com terapêutica implementada, mantinham os seus valores acima dos níveis desejados", refere a nota.

Nos concelhos de Penamacor e Vila de Rei, a amostra foi constituída por 1.714 pessoas, sendo 899 de Penamacor e 815 de Vila de Rei, com idades compreendidas entre os 18 e os 93 anos.

Em Penamacor, a prevalência de HTA é de 45,5% e no município de Vila de Rei de 47,9%, sendo que destes "apenas cerca de metade se encontravam sob terapêutica anti-hipertensiva".

Nos concelhos de Oleiros e da Sertã, a amostra recolhida incluiu 1.900 pessoas, com idades entre os 18 e os 98 anos, sendo a prevalência de HTA de 55,4% na Sertã e de 56,7% em Oleiros, acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório