Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Farmacêuticas devolvem dinheiro se fármaco falhar

O Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias da Saúde arranca só em 2015 mas serão hoje revelados alguns pontos relativos aos medicamentos. Um deles, destaca o Diário de Notícias (DN), diz respeito à obrigação, por parte da indústria farmacêutica, de devolver dinheiro ao Estado caso o medicamento em causa não tenha o resultado esperado.

Farmacêuticas devolvem dinheiro se fármaco falhar
Notícias ao Minuto

09:01 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

A partir do próximo ano, a indústria farmacêutica vai ser obrigada a compensar o Estado caso o medicamento inovador comercializado apresente resultados aquém do esperado. De acordo com o Diário de Notícias (DN), esta compensação poderá ser paga em dinheiro ou em fármacos, mas sempre sob a pena da comparticipação estatal ser afetada.

Estas medidas fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias da Saúde que será apresentado hoje e colocado em prática já no próximo ano.

Segundo a mesma publicação, em caso de não funcionar como o esperado, os medicamentos ou dispositivos inovadores podem ver o preço alterado ou ficar mesmo sem qualquer tipo de comparticipação por parte do Estado. Contudo, o contrário também pode acontecer em caso de sucesso: se o medicamento apresentar resultados benéficos à saúde, a compensação será maior e o tratamento alargado a mais doentes.

Num primeiro momento, este sistema vai centrar-se em hospitais, mas espera-se que seja ainda aplicada a farmácias e centros de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório